Bráquetes Estéticos – Quais as Diferenças?

Os Brackets Estéticos ou Bráquetes de Porcelana vem sendo cada vez mais utilizados.

Mas qual a diferença entre estes e os metálicos?

Bem, a principal diferença é visível: Eles são muito mais bonitos! Principalmente para quem não curte a idéia de um sorriso metálico.

Você pode se interessar por um tratamento sem aparelhos fixos, com o aparelho invisível chamado Invisalign. Conheça!

Ai você pensa: “Ótimo! Aparelho estético, aí vou eu!” – Calma… ainda tem algumas coisas que você precisa saber sobre ele.

Nem todos os bráquetes estéticos são iguais. Existe aí uma grande diferença entre os tipos de aparelhos estéticos. Vamos ver algumas:

Aparelhos Estéticos de Policarbonato não são de porcelana, na verdade são de uma espécie de resina plástica. Estes aparelhos tem um grande atrativo – O PREÇO. Chegam a custar 1/4 do valor de um aparelho de porcelana. Sua cor é um branco leitoso, não é transparente e possui um tamanho maior se comparado com os metálicos ou até mesmo os de porcelana. Esse ganho em tamanho é para aumentar sua resistência, já que esse tipo de material não aguenta muita pressão antes de se partir ou descolar do dente – mesmo sendo maiores, ainda assim perdem em resistência para os de porcelana.

Outra característica deste tipo de aparelho está no desgaste e atrito que ele sofre no SLOT (região onde se encaixa o fio), o que atrapalha o controle do profissional sobre o tratamento, fazendo perder eficiência no tratamento. Isto é, pode demorar mais para finalizar o tratamento.

Quando você pensa em colocar um aparelho estético, busca algo que seja discreto e pouco visível. Agora imagine se você tem o costume de tomar muito café, coca-cola, vinho ou até mesmo se é fumante e inicia seu tratamento com um aparelho estético de Policarbonato. Este aparelho infelizmente será estético por pouco tempo… O material plástico acaba sofrendo pigmentação, isto é, amarelando com o tempo.

Bráquete Metálico VS Estético
Comparação entre Aparelho Metálico e Estético Safira

Aparelhos Estéticos de Porcelana ou Cerâmica são mais resistentes que os de Policarbonato, descolam e quebram com menos facilidade (inclusive se comparados aos metálicos), tem desgate e atrito com o fio reduzidos além de apresentar uma estética muito melhor. Sim! Entre os estéticos, uns ainda são “mais estéticos” que outros! Os de Porcelana, por terem uma resistência material maior, são um pouco menores que os de Policarbonato. Pensando no tamanho, também podemos considerar que são mais confortáveis. Mas ainda a cor é opaca, leitosa, como o de policarbonato, apenas com um polimento melhor. Este aparelho é mais caro que o de policarbonato.

Agora, se quer mesmo um aparelho estético, o próximo candidato é um forte concorrente.

Aparelhos Estéticos de Safira são “os TOPs” em aparelho estético (sem comparar com outras técnicas). Dentre os estéticos, é também o de maior valor. Ele é feito com uma Porcelana Monocristalina, mais resistente e TRANSPARENTE! Este sim é transparente, que o torna mais imperseptível que os demais. Tem a resistência superior ao de porcelana comum e o desgaste e atrito com o fio praticamente igualados aos bráquetes de metal – considerados ideais ao tratamento. São menores e pelo modo de produção tem uma melhor qualidade de acabamento e menor índice de falhas de produção.

Tanto o aparelho de Porcelana quanto o Safira não sofrem amarelamento ou alteração de cor de qualquer tipo.

Para não precisar se preocupar com fios espetando, bráquetes quebrados e outros transtornos do aparelho fixo convencional, conheça Invisalign, a alternativa removível e estética que corrige praticamente todos os casos.

Então, avaliando todos os critérios citados:

METÁLICOS – Nota: 4

  • Estética: 1
  • Resistência: 5
  • Efetividade de Tratamento: 5
  • Preço: 5

POLICARBONATO – Nota: 2,75

  • Estética: 3
  • Resistência: 2
  • Efetividade de Tratamento: 2
  • Preço: 4

PORCELANA – Nota: 3,75

  • Estética: 4
  • Resistência: 4
  • Efetividade de Tratamento: 4
  • Preço: 3

SAFIRA – Nota: 4

  • Estética: 5
  • Resistência: 5
  • Efetividade de Tratamento: 5
  • Preço: 1

Agora que você já conhece os tipos de bráquetes, suas vantagens e desvantagens, você pode escolher com maior segurança seu tratamento. E mesmo assim, persistindo alguma dúvida, não tem ninguém melhor que seu Dentista para tirar a limpo qualquer pergunta. Que tal marcar agora mesmo uma consulta e bater um papo sobre isso? Este é o primeiro passo para você ter um sorriso bonito e FUNCIONANDO CORRETAMENTE! 😉

*Lembrando que mesmo existindo estas diferenças, o profissional geralmente tem seu “aparelho predileto”, geralmente aquele onde ele consegue os melhores resultados de tratamento, independente das características apresentadas aqui. Por isso, converse antes com seu dentista.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em “Bráquetes Estéticos – Quais as Diferenças?”