Doença Periodontal e sua relação com o Câncer de Mama

Doença periodontal e o Câncer de Mama

Já sabemos (e quem não sabe deveria saber) que a Doença Periodontal – periodontite, gengivite e demais – estão geralmente associadas com problemas cardíacos, diabetes e derrames.
Pesquisadores já constataram, em pesquisas anteriores, a estrita relação entre este problema bucal e problemas que atingem esôfago, pescoço, cabeça, pâncreas e câncer de pulmão. Baseando-se nestas informações, uma pesquisa realizada ao longo de quase 7 buscou identificar alguma relação da Doença Periodontal e o Câncer de Mama.

O estudo Doença Periodontal x Câncer de Mama

Foram monitoradas mais de 73 mil mulheres que já apresentavam-se em menopausa e que não possuíam histórico de câncer de mama.
Em 26,1% das pacientes, foi diagnosticada Doença Periodontal. Durante o período que foram monitoradas, 2.124 mulheres foram acometidas de Câncer de Mama, demonstrando a pesquisa que o risco de câncer foi 14% maior em mulheres que tiveram Doença Periodontal.
Associando demais fatores, foi constatado que as mulheres que tiveram Doença Periodontal e eram Ex-fumantes a menos de 20 anos tiveram um risco 36% maior de desenvolver o Câncer de Mama. Essa diferença de porcentagem acontece por conta das bactérias presentes na cavidade oral serem diferentes entre pessoas que nunca fumaram e as que já fumaram ou fumam.

Um dos autores deste estudo, Jo L. Freudenheim, afirma que uma possível explicação para a ligação entre o Câncer de Mama e a Doença Periodontal é que tais bactérias entram na circulação sanguínea e podem afetar o tecido mamário. Porém, mais estudos serão necessários para estabelecer uma relação de causa direta mais definida.

Por isso, caras leitoras e leitores, mantenham regularmente dois itens básicos regulares:
Autoexame da Mama
Consulta com Dentista

E é claro, outras dicas que já sabemos, que não custa nada relembrar e colocar em prática:
Não fume, evite bebidas alcoólicas, mantenha uma alimentação saudável e saia do sedentarismo.

Essa é uma dica que vale passar!

Fonte: Periodontal Disease and Breast Cancer: Prospective Cohort Study of Postmenopausal Women – 2015.Dec – Cancer Epidemiology, Biomakers & Prevention. Autores: Jo L. Freudenheim, et al.
Veja aqui o Abstract do Artigo.